On the road with: Dream Cate

by - 17:10


Hoje é dia da nossa rubrica que era quinzenal, mas passou a ser semanal, vejam só! É dia da nossa blogosphere in 360º. Esta semana o blog que tem o destaque nesta rubrica chama-se Dream Cate, e é da querida Catarina Andrade, já conheciam? Se não conheciam, tem a perfeita oportunidade para conhecerem, e bem, se já conheciam... não perdem nada em conhecer um bocadinho melhor, sim? Vamos a isso!



Na imensidão de blogs portugueses eis que surge o Dream Cate, um blog direccionado para a escrita. Devo dizer que tenho um fascínio por textos devidamente bem escritos, não fosse eu uma amante de escrita e leituras. E aqui, consigo encontrar textos que me dizem tanto, que me fazem relacionar e sonhar. Acho que é esse o propósito de ser escritor, salvar os outros com as palavras, certo?

«...tinha chegado o momento de partilhar essa paixão com os outros.»



1- “Dream Cate” é o nome do teu blog. Como é que este nome surgiu?
Catarina Andrade: "Bem, confesso que foi um nome que surgiu num impulso e acabou por ficar. Há muito tempo que queria criar o blog, mas acabava sempre por adiar por algum motivo. Até que no dia 4 de Novembro de 2014 decidi que era o dia perfeito para deixar de adiar - só faltava um bom nome. Depois de muito pensar a palavra sonho não me saia da cabeça – ou não fosse a escrita um sonho antigo – e acabei por lhe juntar um bocadinho do meu nome e assim surgiu o nome: DreamCate."

2- Todas nós quando criamos um blog temos um propósito para o mesmo, qual foi o teu?
CA: "O meu propósito sempre foi muito claro: publicar os meus textos e tirá-los, finalmente, do baú. Sempre adorei escrever e, num momento em que passei a ter mais tempo livre, percebi que deveria continuar a fazê-lo e que tinha chegado o momento de partilhar essa paixão com os outros."

3- Confesso que quando entrei no teu blog pela primeira vez senti-me num blog bastante diferente do normal, isto é, dás bastante valor à redação de textos comparativamente aos restantes blogs. Qual foi a melhor interação ou comentário feito relativamente a um texto teu?
CA: "Tenho que começar por agradecer, porque realmente tento ter o máximo de cuidado na redacção dos textos - uma vez que é a minha verdadeira matéria-prima – e fica satisfeita que as pessoas que estão desse lado consigam perceber isso. No que diz respeito aos comentários feitos aos meus textos, tenho vindo a receber cada vez mais o que me deixa muito satisfeita. Os melhores comentários são aqueles em que os leitores referem identificar-se com o que escrevo e se revêm nas minhas palavras – não há melhor do que isso."


« Com o blog aprendi a dar valor a todos os textos e a ver neles o potencial que realmente têm...»

4- Por vezes, um dos grandes desafios enquanto blogguer é procurar inspiração para as publicações futuras. Quais são as tuas fontes de inspiração?
CA: "Costumo dizer que me inspiro na vida em geral e na minha em particular. Gosto, especialmente, de escrever sobre sentimentos e determinadas experiências de vida. Vou-me inspirando em todo o que observo e nas minhas próprias experiências."

5- Acredito que todos nós temos uma publicação preferida. Qual é a tua?
CA: "Gosto de muitas mesmo! Com o blog aprendi a dar valor a todos os textos e a ver neles o potencial que realmente têm – durante muito tempo gostava de escrever mas não dava o devido valor ao que escrevia. Mas posso eleger a publicação da comemoração dos 6 meses do DreamCate, porque foi nessa publicação que partilhei publicamente o meu projecto pessoal de escrever um livro. Podem ler essa publicação aqui - http://dreamcate.blogspot.pt/2015/05/seis-meses-de-dreamcate.html"

6- Já foste reconhecida na rua pelo teu trabalho? Em caso negativo, gostarias de ser?
CA: "Não, nunca aconteceu. Mas já fico bastante contente quando os amigos perguntam como vai o blog ou me fazem elogios cara-a-cara. Pode ser que um dia, quem sabe, até os estranhos me reconheçam a mim e ao meu trabalho."

«...acabo por passar pelo menos uma hora no papel de blogguer.»

7- Como é feita a tua gestão de tempo? Quantas horas diárias dedicas ao teu blog?
CA: "Não tenho uma carga horária definida para o blog, mas acabo por passar pelo menos uma hora no papel de blogguer. Mesmo nos dias em que não publico nada, perco sempre algum tempo a fazer divulgação no facebook e a escrever para os dias seguintes."
 
8- Qual é a principal dificuldade que sentes enquanto blogguer?
CA: "A principal dificuldade é conseguir chegar ao maior número de pessoas. Por mais divulgação que se faça ainda é muito complicado chegar ao público que, realmente, desejamos."

9- Futuramente, a onde gostarias que o blog te levasse?
CA: "Gostaria que me ajudasse a chegar mais longe na escrita e que, quem sabe, me levasse a novos projectos. Estou sempre à procura de novas oportunidades!"
«... não tenha medo e que arrisque, acaba sempre por valer a pena.»

10- Como defines a blogosfera portuguesa?
CA: "Acho que é uma blogosfera muito competitiva, há cada vez mais blogs e cada vez melhores. Todas as semanas encontro blogs novos que gosto; a grande maioria deles de pessoas anónimas que fazem um excelente trabalho como bloggers."

11- Por último, que conselhos darias a quem pensa criar um blog?
CA: "Que não tenha medo e que arrisque, acaba sempre por valer a pena. Nunca se sabe onde esta “brincadeira” nos pode levar."


Ficaram com curiosidade? Podem encontrar a Catarina aqui: link

Caso tenham gostado desta rubrica e gostavam de estar no lugar da Catarina, enviem-me um e-mail para: blogdadonadasushi@gmail.com
O único requisito que peço é serem assíduos ao meu blog, não faz muito sentido estar a publicitar algo que não conheço!

------ENG------
I'm sorry but this publication is only available in Portuguese, but please, feel free to translate.

You May Also Like

38 reply

  1. Muito bom!
    http://elegantetpuissant.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de conhecer um blog novo e das respostas dela :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  3. Adorei responder às perguntas e o resultado final ficou mesmo giro! :) obrigada Rita, beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Hi dear
    Great post, so interesting
    Thanks for sharing
    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço o blog dela e até já li alguns textos. Ela escreve que é uma coisa fenomenal!
    Eu também adoro escrever e ler, acho que é das melhores coisas que podemos fazer. Sabe mesmo muito bem. Adoro ler bons textos, que me deixem a pensar, que até me façam rir! E escrever, faz bem ao corpo e à alma.
    Não conhecia esta rubrica aqui no blog, mas também sou mais ou menos nova aqui e cada vez que cá venho continuas a surpreender-me!

    Beijinhos,
    Maria
    www.mariajoaogc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. r: com este creme eu não tive esse problema, os cachos ficaram bem soltos :)
    Não conhecia o blog, vou lá dar um saltinho!

    ResponderEliminar
  7. Já a conhecia a ela e ao blog e adoro :) mas é sempre bom saber mais de quem lemos :D

    r: pois mas isso de enviar pelo FB a mim não me dá jeito. Eu uso muito os MMS para trabalho e preciso deles como MMS mesmo xD

    ResponderEliminar
  8. Adoro blogs de textos, e adorei conhecer um pouco mais da Catarina e do seu trabalho. Certamente vou dar uma vista de olhos ao blog eheh
    xx

    Diário De Uma Africana

    ResponderEliminar
  9. heheh eu adorei esta rubrica eheh :DD, ja estava a estranhar não ter saido o 2 post ahaha, adorei ;D, e ainda n conhecia :o
    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  10. Ela tem textos maravilhosos, gostei muito :)
    Beijinho

    www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Adoro o blog da Catarina, escreve tão bem! É impossível irmos ao cantinho dela e não ficarmos rendidos aos textos que publica, que nos fazem viajar, sentir, colocar determinadas coisas em perspetiva.
    Fizeste um excelente trabalho, Rita, parabéns :)

    r: Muito obrigada! Sem pressas, isso há-de acontecer.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia e já fui espreitar. Gostei muito!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Obrigado!!! Eu sabia que pelo menos alguém ia achar o post interessante e útil :P
    Tu nem sabes o que me irrita ir na rua e ver um grupo com montes de miúdos todos vestidos de forma idêntica. Credo!!

    Sei bem o que isso é. Eu todos os dias luto contra esse tipo de coisas e contra esse tipo de olhares. É o mal de viver numa cidade pequena!

    Não conhecia a blogger mas gostei imenso! E estou a adorar o teu novo layout :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Esta rubrica é muito boa, adorei :)
    Olha querida, será que me podes explicar como se põe os comentários do facebook aqui em baixo dos comentários do blogue como tens?
    Eu já pus no meu, só não sei é como se põe lá em baixo :)
    Agradeço*
    Beijinho!
    http://andreiiaad.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Muito boa entrevista !

    R: Não é nenhum livro. O desafio era dizeres qual o livro da minha vida e eu estava a dizer que não tinha lido o suficiente para ter um...

    ResponderEliminar
  16. Muito bom!

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tenho que ir espreitar esse blog!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Já conhecia o blogue, mas fiquei a saber mais sobre a blogger :)

    ResponderEliminar
  19. Fico feliz tbem quando recebo elogios de amigos e familias. Isso pra mim já basta :D

    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  20. nao conhecia a catarina, adorei... vou conferir tudo por la

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderEliminar
  21. Para além de estar interessada em novos posts dessa rubrica, fiquei encantada com o blog dela, que não conhecia <3

    fume,
    sleepy-deer.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pela entrevista, foi muito bem concedida :)

    ResponderEliminar
  23. You inspire me every time!
    Sending you much love & I hope your Monday is as marvelous like you!!!
    xoxo, Vanessa
    www.WhatWouldVWear.net

    ResponderEliminar
  24. Very interesting!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. gostei imenso do post, adoro esta tua rubrica :D

    ResponderEliminar
  26. Não conhecia este blog vou lá passar :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Hi lovely, have a great day!! thanks for your lovely comment in my blog. You have a great blog.x
    Glamoury Armory Blog

    ResponderEliminar

Feel free to give me your opinion about my publication! I Only ask you to leave your blog url so I can reply your comment. If you start following me, please leave me a message said that, so I can start following you too! Thank you!

Sê livre para dares a tua opinião!
Peço que deixes o link do teu blog no comentário de modo a poder retribui-lo. Peço também, que caso me comeces a seguir me avises para poder fazer o mesmo. Obrigada!